As autoridades angolanas vão proceder, a partir de segunda-feira, 06 de Janeiro, à abertura das comportas dos aproveitamentos hidroeléctricos de Laúca e Cambambe, respectivamente nas províncias de Malanje e Cuanza-Norte, perspectivando-se, assim, dias difíceis para as populações localizadas no Baixo Kwanza.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade-EP (RNT), enquanto órgão do sistema eléctrico público, informa, em comunicado a que a E&M teve acesso, que a abertura das comportas acontece devido à evolução natural dos caudais do rio Kwanza.
Na nota, a instituição afecta ao Ministério da Energia e Águas observa que a descarga de água deverá “impactar no dia-a-dia das populações” do Baixo Kwanza.
Para acautelar os efeitos negativos resultantes da subida do nível de água, realça a nota, já foram accionados os serviços técnicos de Protecção Civil e Bombeiros, através dos Governos Provinciais de Luanda, Kwanza-Norte e Malanje, incluindo as autoridades locais, a fim de se “tomar as medidas preventivas necessárias”.
No documento, a Rede Nacional de Transporte de Electricidade apela “à máxima atenção das populações e à colaboração das instituições” para o acatamento das medidas indicadas.