A Sociedade Angolana de Gestão Urbana (SAGEUB) e a Nova Era assinaram, recentemente, em Cacuaco, província de Icolo e Bengo, um acordo para a arborização daquele centro comercial, soube a E&M.
O acordo firmado com a SAGEUB, disse Lara Chaiyi, directora-geral da Nova Era, demonstra o compromisso do Grupo Sunrise com o meio ambiente.
“Entendemos que a construção deve andar de mãos dadas com o paisagismo, a preservação e a sustentabilidade do meio ambiente”, declarou Lara Chaiyi para mais adiante afirmar que o objectivo é apresentar a visão urbanística do grupo, incluindo a perspectiva paisagística.
Ainda para Lara Chaiyi, a parceria com a SAGEUB obedece aos princípios da sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, de forma holística.
No âmbito empresarial, de acordo com as declarações de Lara Chaiyi, o Grupo Sunrise criou mais de 30 mil empregos. Deste número, 4 mil estão no Centro Comercial Nova Era, município de Cacuaco, no Icolo e Bengo.
Quanto à responsabilidade social, avançou ainda a directora-geral do respectivo centro comercial, em 2023 e 2024 o Grupo Sunrise investiu 900 milhões de Kwanzas na construção de mil e 600 bancadas, a fim de ajudar os vendedores ambulantes na província de Icolo e Bengo.
A Nova Era, em parceria com a administração local, avançou, desenvolve (há sensivelmente dois anos) um projecto social (cozinha comunitária), no município de Cacuaco, uma das regiões mais populosa de Icolo e Bengo.
“No final de cada ano, realizamos o ‘natal solidário’. Ajudamos pessoas vulneráveis em lares de acolhimentos, escolas e hospitais”, afirmou Lara Chaiyi, confiante no acordo que prevê a plantação de 20 árvores (acácias) na Nova Era - Centro Comercial, no município de Cacuaco.