O campo de petróleo e gás offshore de Sangomar, no Senegal, aumentou a produção petrolífera para 16,9 milhões de barris em 2024, o que excede a meta inicial de 11,7 milhões, informou o ministro da Energia, Petróleo e Minas senegalês, Birame Souleye Diope, citado pela agência Reuters.
Descoberto há 10 anos, continuou, o campo petrolífero de Sangomar, que dista a cerca de 100 quilómetros (62 milhas) a sul de Dakar, deve produzir 100 mil barris de petróleo bruto por dia (bpd).
Birame Souleye Diope informou igualmente que um navio flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) para o projecto operado pela Woodside Energy chegou ao Senegal no ano passado.
Em declarações publicadas nas redes sociais, o ministro da Energia, Petróleo e Minas senegalês anunciou que todos os poços foram colocados online até ao final de 2024 com vista a atingir a produção estabelecida (100 mil bpd).
A produção petrolífera de Sangomar, disse, atingiu 2,96 milhões bpd, incluindo três cargas, o que totalizou 2,94 milhões barris exportados.