A Tanzânia registou um marco na sua indústria aeronáutica. Recentemente, os ‘céus’ do país viram sobrevoar as avionetas da marca Skyleader 600, fabricadas no país para atender às necessidades de viajantes de negócios.
Na primeira fase de produção, foram lançadas três exemplares destas aeronaves, uma das quais realizou uma viagem de Morogoro, zona montanhosa no Sul da Tanzânia, até ao Aeroporto Internacional Julius Nyerere, em Dar es Salaam.
“Fabricámos três aviões Skyleader 600 na Tanzânia e eles estão, agora, prontos para receber novas encomendas. Estas aeronaves fornecem uma excelente solução de transporte”, disse David Grolig, director da Airplane Africa Limited (AAL), empresa de aviação mentora da iniciativa.
Citado pelo tanzaniano Dailly News, enfatizou que as aeronaves Skyleader 600 “são modernas, de alta qualidade e atendem aos padrões” internacionais.
Explicou que a decisão de estabelecer uma unidade de fabricação de aeronaves ultraleves na Tanzânia foi influenciada pelo “ambiente de investimento favorável” do país e pela “disposição do seu povo em adoptar novas tecnologias e habilidades”.
Projectado para transportar dois passageiros, incluindo o piloto, o Skyleader 600 é adequado para viajantes de negócios que cobrem distâncias maiores, noticia o portal consultado pela E&M.
“Realizamos uma extensa pesquisa sobre as necessidades de viajantes de negócios que, frequentemente, fazem viagens longas. Como resultado, desenvolvemos uma aeronave que permite que empresários viajem com eficiência e participem em várias reuniões fora das suas regiões”, contou Grolig.
Primeira empresa no país a fabricar tais aeronaves para fins comerciais e pessoais, a AAL emprega funcionários tanzanianos e checos, tendo muitos dos jovens quadros nacionais da empresa frequentado estágios na República Checa.
As aeronaves ultraleves da AAL, escreve a imprensa local, são tão acessíveis quanto ter um carro e são económicas, usando gasolina com baixas despesas de manutenção, tornando-as mais económicas em comparação com aviões de aviação geral.