O Standard Bank Angola deverá disponibilizar mais de 100 milhões de dólares em créditos destinados às pequenas e médias empresas (PME), abrangendo sectores como a agricultura, comércio, petróleo e gás, segundo Fernando Chivinda, director executivo para as PME da instituição bancária.
Durante encontro com clientes, Chivinda explicou que é parte da “filosofia” do Standard Bank fornecer suporte a diferentes áreas da economia, reconhecendo as PME como essenciais para o crescimento económico do País.
Além de oferecer financiamento, o Standard Bank participa activamente na preparação dos clientes para o mercado, acompanhando de perto os empreendimentos para garantir o uso adequado dos recursos, segundo notícia publicada esta quarta-feira, 23 de Outubro, pela ANGOP.
“Se os clientes crescem, o banco também”, afirmou Chivinda, sublinhando a importância de um relacionamento de apoio mútuo entre o banco e as empresas financiadas, além de reforçar a intenção de alargar o portefólio de crédito para apoio.
Realizado em Luanda, o encontro teve como objectivo conectar os clientes com a liderança máxima do banco, permitindo a discussão de desafios enfrentados pelos empresários e a procura conjunta por soluções. Participaram da sessão 13 membros da direcção do Standard Bank da África do Sul.
Desde o início do seu projecto de financiamento das PME em 2019, o Standard Bank já desembolsou aproximadamente 200 milhões de dólares para fomentar a produção local em Angola.