O stock da dívida pública titulada cifrou-se em pelo menos 13,6 biliões de Kwanzas em Abril de 2024, o que representa um aumento de quase 43,5% face ao mesmo período de 2023, cujo acumulado foi de 9,02 biliões Kz, segundo cálculos da E&M com base nos dados divulgados pelo BNA.
Do montante total do stock da dívida pública titulada referente a Abril deste ano, como constatou a E&M, 90,7% (12,3 biliões Kz) correspondem a obrigações do tesouro (OT) e 9,3% (1,2 biliões Kz) a bilhetes do tesouro (BT).
Analistas consideram alarmante quando o stock da dívida pública titulada atinge 43%, pois indica problemas na sustentabilidade das finanças públicas. Indica, igualmente, que o Estado está a ter dificuldades para financiar as operações sem recorrer a mais endividamento.
O aumento do stock da dívida titulada, de acordo com analistas, reflecte-se no custo do serviço da dívida (juros e amortizações), facto que consome parte significativa do orçamento, reduzindo a capacidade do Estado de investir nas áreas da saúde, educação e infra-estruturas.
Um nível alto de dívida, esclareceram, pode diminuir a confiança dos investidores, elevando as taxas de juros para compensar o risco percebido. Isso torna ainda mais caro para o Estado emitir novos títulos.
Altos níveis de dívida pública, continuaram, também impactam negativamente na economia, incluindo a possibilidade de redução do crescimento económico, face ao desvio de recursos para o pagamento da dívida.
Relativamente à política monetária, a dívida pública elevada limitar a capacidade do banco central de conduzir políticas monetárias eficazes, especialmente se grande parte da dívida for de curto prazo e sujeita a variações nas taxas de juros.