“Um marco histórico”. É desta forma que a TAAG descreve o início dos voos de cargas operados pela companhia de bandeira nacional a partir do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), a maior infraestrutura aeroportuária do País, inaugurada em Novembro do ano passado, em Luanda.
Em comunicado a que a revista Economia & Mercado teve acesso, a operadora sublinha que se trata de um serviço semanal de transporte de carga, que liga a capital angolana aos destinos regionais de Lagos, na Nigéria, e Brazzaville, na vizinha República do Congo, com voos marcados para segunda-feira.
Para dar suporte à exploração do segmento de cargas, a TAAG observa que, recentemente, incorporou na sua frota o cargueiro Boeing 737-800BCF, com capacidade para transportar 24 toneladas, sendo esta a aeronave a ser utilizada nos voos regulares a partir do AIAAN.
Na nota, a transportadora aérea realça que a operação de voos regulares de carga a partir do AIAAN “está alinhada com a visão do subsector, para a capitalização da nova infraestrutura aeroportuária e consolidação de Luanda como um hub regional, dada a sua localização geoestratégica”.
“Os clientes e parceiros deste nicho de mercado passam a beneficiar de maior conveniência, disponibilidade e recursos para o transporte de carga, agilizando a importação e exportação de bens dentro do continente africano. (...) A TAAG continua, assim, comprometida com a sua competitividade e sustentabilidade, consolidando a sua estratégia de, progressivamente, ir aumentando a sua participação no mercado regional africano de carga aérea”, lê-se no comunicado.
A companhia informa que, em Janeiro deste ano, transportou 1000 toneladas de carga diversa entre destinos domésticos, regionais e internacionais.