3
1
PATROCINADO

TAAG: Pratt & Whitney Canada junta-se à Air France Industries na manutenção de aeronaves

Cláudio Gomes
3/5/2024
1
2
Foto:
DR

TAAG informa que o pacote subscrito inclui a tecnologia de análise de combustível, a solução de diagnóstico e prognóstico FAST, que regista, analisa e envia toda a inteligência de dados de voo.

Depois de ter celebrado, na semana passada, acordo com a Air France Industries KLM Engineering & Maintenance para suporte e reparação de cinco Boeing 777-300 e três Boeing 777-200, a TAGG anunciou, nesta quinta-feira, 02, a contratação da Pratt & Whitney Canada para manutenção de 14 motores PW150A de seis aeronaves turboélices modelo Dash 8-400.

O acordo entre a companhia de bandeira angolana e a canadense Pratt & Whitney foi assinado à margem do African Aviation MRO, realizado de 23 a 25 de Abril deste ano, na Etiópia, para a manutenção da frota de aeronaves Dash 8-400, adquiridas em 2020, com o custo global de 140 milhões de dólares.

O valor deste novo acordo não foi revelado. Citado no comunicado a que a E&M teve acesso, o presidente da Comissão Executiva (PCE) da TAAG, diz que o contrato celebrado com a Pratt & Whitney Canada “é funcional para os interesses” da companhia nacional. 

“Confiamos na experiência comprovada do fabricante (...) para garantir a máxima produtividade e eficiência dos nossos motores PW150A", sublinhou Nelson de Oliveira, referindo que as aeronaves Dash 8-400 se adequam “perfeitamente” às necessidades da empresa.

A TAAG informa, ainda, que o pacote subscrito inclui a tecnologia de análise de combustível da Pratt & Whitney, a solução de diagnóstico e prognóstico FAST, que regista, analisa e envia, de forma wireless, toda a inteligência de dados de voo, imediatamente após se desligar o motor.

Por sua vez, a vice-presidente de Vendas e Marketing da Pratt & Whitney Canada, Irene Makris, sublinhou, na nota, que a manutenção dos motores da frota assegurada pelo fabricante/OEM “ajuda a garantir os melhores índices de disponibilidade e gestão da performance do motor".

Consumo sustentável

Na nota, a TAAG refere que os motores PW100/PW150 alimentam 90% das aeronaves turboélices de alcance regional de 30 a 90 passageiros que operam na actualidade. 

Esses motores turboélice, segundo a empresa, consomem entre 25% e 40% menos combustível e produzem 50% menos emissões de CO2 do que os jatos regionais de tamanho semelhante. 

“Os motores oferecem às companhias aéreas os melhores custos de ciclo de vida e ajudam a sustentar o valor de uma aeronave. 

Com sede em Arlington, na Virgínia, a Pratt & Whitney registou vendas de 69 mil milhões USD em 2023, contando com mais de 185.000 colaboradores a nível mundial.