Uma escolha marcada pela dispersão de votos. Os três ‘assentos’ de Angola na votação do The Best FIFA 2024 foram para três jogadores distintos: Vinícius Jr, Rodri e Dani Carvajal, apurou a revista Economia & Mercado.
Fredy, capitão dos Palancas Negras, deu-se bem, ao ter optado pelo craque brasileiro do Real Madrid, apurado nas votações globais como o Melhor do Mundo FIFA em 2024.
Rodri, o espanhol do Manchester City que venceu, em Outubro, a Bola de Ouro da revista France Football, foi a escolha de Pedro Gonçalves, o treinador da Selecção Nacional, enquanto o jornalista da Angop, Geraldo Quiala, preferiu o madrileno Dani Carvajal.
No Brasil, a escolha pelo The Best FIFA deste ano não revela qualquer surpresa: o capitão Danilo e o seleccionador Dorival Júnior votaram no compatriota Vinícius, vencedor da Liga dos Campeões Europeus 2023-2024.
Na ‘pele’ de capitão da selecção de Portugal, Bernardo Silva, do ‘City’ de Inglaterra, elegeu Rodri (a mesma escolha do jornalista português Serpa Vítor); enquanto o treinador das ‘Quinas’, Roberto Martínez, optou pelo espanhol Dani Carvajal.
Ryan Mendes, que assume a ‘braçadeira’ do conjunto cabo-verdiano, votou no craque do Real Madrid, Vinicius Jr., e o treinador do arquipélago, Pedro Brito, escolheu Rodri, campeão do Euro 2024 pela Espanha.
Na Guiné-Bissau, a escolha do capitão, Mama Balde, e do treinador, Luís Boa Morte, foi única e ‘triunfante’: Vinícius Jr., consagrado, pela primeira vez, Melhor do Mundo FIFA em 2024.
Luís Anjos, capitão de São Tomé e Príncipe, votou também no astro dos madrilenos, ao contrário do seu treinador na selecção, Ricardo Monsanto, que escolheu para The Best FIFA o inglês Jude Bellingham, igualmente a actuar nos ‘merengues’.
Moçambique não participou nas votações.
Messi escolheu o seu ‘substituto’ no Barça
Num programa recente de marca desportiva, Lionel Messi respondeu aos fãs sobre quem o argentino acha que mais se assemelha a si: Lamine Yamal, a estrela do Barcelona, que, este ano, se sagrou campeão do Euro, tornando-se, aos 17 anos, o jogador mais jovem a vencer o torneio.
“Há grandes jogadores que têm um futuro espectacular. Se tivesse de escolher alguém, seria o Lamine Yamal pelo que fez até agora com a idade que tem, e pelo futuro que tem pela frente”, revelou o astro argentino.
Messi, que lidera a galeria dos vencedores do The Best FIFA, com oito troféus, contra cinco de Cristiano Ronaldo, deixou patente a admiração por Yamal com a votação no jovem futebolista espanhol para Melhor do Mundo FIFA deste ano.
Lionel Scaloni, treinador argentino, não teve dúvidas em quem votar para The Best FIFA 2024: Lionel Messi, o ‘seu’ capitão na selecção alviceleste, actual detentor do troféu do Mundial e da Copa Sul-Americana.