A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, elegeu, nesta quinta-feira, 06, em Luanda, a Ordem dos Biólogos de Angola (O.B.A.) como o baluarte na conservação do meio ambiente no País.
“Deve a Ordem dos Biólogos de Angola posicionar-se na linha da frente em relação à protecção do ambiente, à investigação científica, na busca permanente de soluções para os desafios da actualidade”, disse.
Ao discursar no Fórum Internacional da O.B.A., a Vice-PR defendeu a contínua aposta na formação sólida em Biologia, conservação e preservação do património natural e de ciências afins como “alicerce para o desenvolvimento harmonioso e sustentável”.
Considerou o trabalho dos biólogos “fundamental no impulso” ao desenvolvimento de políticas voltadas à sustentabilidade, incentivando-os a denunciar a presença de organismos geneticamente modificados.
Esperança da Costa desafiou a classe a apresentar dados sobre a necessidade do reflorestamento, o declínio da biodiversidade, desaparecimento de ecossistemas críticos para a sobrevivência humana, composição da fauna, da flora, da disponibilidade de biomassa que permita a exploração do biorrecurso.
“Os biólogos devem assumir um papel activo, pois o seu conhecimento sobre as complexas interacções entre os mundos abiótico e biótico permite-lhes actuar como agente de mudança, conectando as práticas que garantem o equilíbrio entre as necessidades humanas e a sustentabilidade”, realçou.
À Ordem dos Biólogos, à comunidade académica e à sociedade civil, a Vice-PR apelou a engajarem-se na criação de condições que permitam, nos próximos tempos, o surgimento do projecto das Olimpíadas de Biologia, com vista a incentivar os jovens a optarem pelas ciências biológicas, tecnologia, matemática, promovendo a investigação e a inovação.