Volodymyr Zelensky, Presidente ucraniano, diz-se disponível para dar territórios que conquistou em Kursk em troca de territórios invadidos pela Rússia na guerra que decorre desde Fevereiro de 2022.
O Chefe de Estado ucraniano conjecturou este cenário em caso de Donald Trump conseguir levar a Ucrânia e a Rússia a sentar-se à mesa das negociações com o propósito de terminar a guerra.
“Trocaremos um território por outro”, disse Zelensky em entrevista publicada pelo diário britânico The Guardian, na qual o líder ucraniano admite abdicar das terras que Kiev detém na região russa de Kursk desde o lançamento de uma ofensiva surpresa há seis meses, mas não especifica, no entanto, que terras ocupadas pela Rússia a Ucrânia proporia em troca.
“Não sei, veremos. Mas todos os nossos territórios são importantes, não há nenhuma prioridade”, disse o Presidente ucraniano.
Zelensky anunciou que vai oferecer às empresas americanas contratos de reconstrução lucrativos e concessões de investimento para tentar obter a adesão de Trump e da restante administração republicana.
“Aqueles que nos estão a ajudar a salvar a Ucrânia terão a oportunidade de a renovar, com as suas empresas e com as empresas ucranianas. Estamos dispostos a falar de tudo isto em pormenor”, afirmou.