Da política à sociedade civil, passando pela cultura, desporto, academia e religião, a lista de cidadãos, entidades e instituições que serão condecorados por ocasião dos 50 anos da Independência é extensa. Nomes como Mfulumpinga Landu Víctor, Ana Paula dos Santos, Isaías Samakuva e Ismael Mateus perfilam no Decreto Presidencial n.º 78/25, de 2 de Abril, a que a E&M teve acesso.
No documento, o Presidente da República refere-se aos 50 Anos da ‘Dipanda’ como “um marco histórico e de grande relevância” para a Nação, sendo “pertinente reconhecer e valorizar os esforços” de figuras que contribuíram para a Independência, sua preservação, bem como para o desenvolvimento e progresso de Angola.
Assinada por João Lourenço, a lista com mais de 150 nomes, divididos entre ‘Classe Independência’ e ‘Classe Paz e Desenvolvimento’, traz, igualmente, nomes como de Ngola Kabango, Lucas Ngonda e Eduardo Kuangana, todas estas figuras ligadas à oposição no País.
Ainda em relação a rostos da Política, a lista integra nomes como Dino Matrosse, Luzia inglês ‘Inga’, Ana Dias Lourenço, Bento Bembe e Paulo Kassoma. Há, também, figuras políticas com passagens pelas Forças Armadas: França Ndalu, Armando da Cruz Neto e Santana Pitra ‘Petroff’.
A título póstumo, serão homenageados os políticos Mendes de Carvalho, Jaka Jamba, Raul Danda, Deolinda Rodrigues, Kundi Paihama, Maria Mambo Café, Arlindo Pena ‘Ben-Ben’, Viriato da Cruz e António Jacinto, entre outros.
A cultura está presente nas condecorações: Maria Eugénia Neto, Manuel Rui Monteiro, Adelino dos Santos Caracol, Ana Clara Guerra Marques, António Tomás ‘Etona’, Catarina da Costa ‘Mamã Kuiba’, Rui Mingas, Justino Handanga, Urbano Castro, estes três últimos a título póstumo.
Várias figuras da sociedade civil foram seleccionadas para serem homenageadas nos 50 Anos da Independência Nacional, numa lista em que se destacam dois conselheiros editoriais da revista Economia & Mercado: Fernando Pacheco e Laurinda Fernandes Hoygaard.
No segmento da comunicação social, há, ainda, a ter em conta o nome de Makuta Nkondo; enquanto na religião, saltam à vista os nomes do Bispo Emílio de Carvalho e Deolinda Dorcas Teca, além dos já falecidos Alexandre Cardeal do Nascimento e Simão Gonçalves Toko.
Vários rostos do desporto integram a vasta lista de cidadãos, entidades e instituições que serão condecorados por ocasião dos 50 anos da ‘Dipanda’: Daniel Ndunguidi, José Armando Sayovo, Victorino Cunha e, a título póstumo, o ciclista Alberto Silva ‘Pepino’.