Angola vai ser confirmada, nos próximos dias, como palco da 31.ª edição da mais importante prova de basquetebol do continente: o Afrobasket, em 2025, informou o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).
Moniz e Silva avançou que, na corrida à sede do Afrobasket’2025, Angola ultrapassou na concorrência Marrocos e Egipto, pelo que a Confederação Africana da modalidade, FIBA-África, deverá ‘carimbar’, a qualquer momento, o anúncio do país como o palco do africano do próximo ano.
"Para além de Angola, Marrocos e Egipto estavam, igualmente, na corrida, mas, felizmente, a escolha recaiu para Angola, que, pela quarta vez, vai organizar uma fase final do Campeonato Africano das Nações sénior masculino da bola ao cesto”, disse o presidente da FAB ao Jornal de Angola.
Adiantou que, nos próximos dias, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol irá manter um encontro com o novo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, para tratar de questões ligadas a este dossiê, que teve, o ano passado, o 'agreement' do Executivo.
Moniz e Silva referiu que, além de Luanda, está nos planos da FAB estender para as províncias de Benguela e da Huíla os jogos do Afrobasket, repetindo-se, assim, a modalidade de organização adoptada na edição de 2007.
Ao chamar para si a organização do Afrobasket’2015, o elenco da FAB pretende resgatar o título africano que foge a Angola há já 11 anos.
Angola, recorde-se, é a mais titulada selecção do Afrobasket, somando 11 troféus, três dos quais conquistados como anfitriã: 1989, 1999 e 2007.