3
1
PATROCINADO

Angola a um passo de acolher Afrobasket’2025. País quer quebrar ‘jejum’ de 11 anos sem erguer o troféu

Victória Maviluka
27/2/2024
1
2
Foto:
DR

Luanda, Benguela e Huíla deverão acolher os jogos do Afrobasket. Federação de Basquetebol perspectiva manter, para breve, um encontro com Rui Falcão para tratar do dossiê.

Angola vai ser confirmada, nos próximos dias, como palco da 31.ª edição da mais importante prova de basquetebol do continente: o Afrobasket, em 2025, informou o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

Moniz e Silva avançou que, na corrida à sede do Afrobasket’2025, Angola ultrapassou na concorrência Marrocos e Egipto, pelo que a Confederação Africana da modalidade, FIBA-África, deverá ‘carimbar’, a qualquer momento, o anúncio do país como o palco do africano do próximo ano.

"Para além de Angola, Marrocos e Egipto estavam, igualmente, na corrida, mas, felizmente, a escolha recaiu para Angola, que, pela quarta vez, vai organizar uma fase final do Campeonato Africano das Nações sénior masculino da bola ao cesto”, disse o presidente da FAB ao Jornal de Angola.

Adiantou que, nos próximos dias, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol irá manter um encontro com o novo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, para tratar de questões ligadas a este dossiê, que teve, o ano passado, o 'agreement' do Executivo.

Moniz e Silva referiu que, além de Luanda, está nos planos da FAB estender para as províncias de Benguela e da Huíla os jogos do Afrobasket, repetindo-se, assim, a modalidade de organização adoptada na edição de 2007.

Ao chamar para si a organização do Afrobasket’2015, o elenco da FAB pretende resgatar o título africano que foge a Angola há já 11 anos. 

Angola, recorde-se, é a mais titulada selecção do Afrobasket, somando 11 troféus, três dos quais conquistados como anfitriã: 1989, 1999 e 2007.