A Selecção Nacional de Futebol “Palancas Negras” encaixou 1,3 milhão USD, equivalente a pelo menos 1,1 bilhão de kwanzas, ao câmbio do dia, pela qualificação a outra fase do Campeonato Africano das Nações (CAN), que está a ser disputado na Costa do Marfim.
Colocados no grupo D da competição, os Palancas Negras terminaram a primeira fase no lugar cimeiro com 7 pontos, fruto de duas vitórias, contra o Burkina Faso e a Mauritânia, e um empate, diante da Algéria.
Com esta classificação Angola não apenas contrariou o favoritismo atribuído às ‘Raposas do Deserto’, de Riyad Mahrez, e ao Burkina Faso, de Bertrand Traoré, mas também conseguiu um feito inédito no histórico de participações no CAN.
Caso qualifiquem-se para a semifinal, os Palancas Negras deverão encaixar 2,5 milhões USD como prémio. O montante a encaixar pode chegar aos 4 milhões USD se atingirem a final. Na eventualidade de vencerem a prova, os comandados de Pedro Gonçalves receberão 7 milhões USD, mais 40% do valor atribuído ao vencedor da última edição.