IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

CAN’2025: Palancas cruzam caminho de campeões, mas Gonçalves quer “continuar a fazer história”

Victória Maviluka
30/1/2025
1
2
Foto:
DR

Egípcios não vencem a prova há 7 edições, tendo a última consagração acontecido em Angola, em 2010; já os sul-africanos ergueram o troféu em 1996, na estreia dos Palancas.

Um grupo que acumula oito troféus da prova. O Egipto, o ‘papão’ da galeria com sete troféus, e a África do Sul, vencedor em 1996, são os adversários (incluindo o Zimbabwe) dos Palancas Negras na Série B do CAN’2025, e Pedro Gonçalves recorre à actual performance da Selecção Nacional para afirmar que os seus pupilos estão apostados em continuar com a marcha da afirmação do nome de Angola no futebol africano.

Ao reagir ao recente sorteio da prova, o seleccionador nacional observou que, “depois de um 2024 histórico”, com a conquista da COSAFA, o apuramento para o CHAN e a chegada aos quartos-de-final do CAN’2023, Angola “está mais uma vez presente” na fase final do maior torneio de seleções em África.

“Tendo sido a selecção com mais vitórias no ano passado [e a que mais subiu no ‘ranking da FIFA], reforçamos a nossa ambição de continuar a fazer história e vincar a nossa presença no topo do futebol africano”, declarou Pedro Gonçalves, na sua conta oficial do Facebook.

Os egípcios, recorde-se, não vencem a prova há já sete edições, tendo a última consagração acontecido justamente em Angola, em 2010; já os sul-africanos conquistaram o seu único troféu do CAN em 1996, naquela que foi a estreia dos Palancas Negras na maior prova de futebol de selecções do continente.

A 35.ª edição do torneio africano vai decorrer entre 21 de Dezembro de 2025 e 18 de Janeiro de 2026, com Moçambique enquadrado no Grupo F, ao lado da actual campeã em título, Costa do Marfim, do Gabão e Camarões.

Já a Guiné-Bissau, outro país de expressão portuguesa com presença garantida na prova, vai disputar o Grupo C, juntamente com o Senegal, Nigéria e Tanzânia.

Eis as outras séries segundo sorteio realizado, nesta semana, em Marrocos, país anfitrião que vai competir no Grupo A, ao lado do Mali, Zâmbia, Comores: Grupo D: Tunísia, Gana, República Democrática do Congo, Quénia e Grupo E: Argélia, Burkina Faso, Guiné Equatorial e Sudão.