Estará encerrado temporariamente, a partir desta sexta-feira, 28, o Mercado da Mabunda, na Samba. A medida, esclarece o Governo Provincial de Luanda, justifica-se com as acções emergenciais de contenção e prevenção à cólera, anunciou o GPL.
Em comunicado, as autoridades da capital do País realçam que, recentemente, foi realizada uma avaliação do risco das condições higiénicas, sanitárias e ambientais no estabelecimento comercial, tendo sido constatado que o local apresenta “alto risco” para a transmissão da cólera.
O GPL diz estar a trabalhar juntamente com a Comissão Nacional de Luta Contra a Cólera e a Associação de Pescas Artesanal Semi-Industrial de Luanda para criar as condições que permitam a segurança sanitária para os pescadores, consumidores, pescados e embarcações.
Como alternativa ao encerramento temporário do conhecido ‘Mercado do Peixe’, o Governo Provincial de Luanda aponta para locais como o Mercado da Praia do Benfica, Praia do Destaque, Praia do Ramiros, Miradouro da Lua, Barra do Kwanza, Salga e Casa Lisboa (Ilha do Cabo) e Baía Mar.
Diagnosticado no início de Janeiro do corrente ano, no bairro Paraíso, em Cacuaco, na província de Luanda, o surto de cólera já fez mais de 50 mortos e acima de 5 mil casos em várias províncias do País.