‘A importância dos PMO’s nas organizações, alinhados à sustentabilidade dos projectos’ é o mote da VIII Conferência Anual do PMI Angola, que terá lugar nesta terça-feira, 22 de Outubro, em Luanda, que vai juntar 4.000 participantes virtual e presencialmente, segundo uma nota consultado pela Economia & Mercado.
De acordo com o comunicado, 2.800 profissionais vão participar de forma presencial e 1.200 virtualmente para abordar as nuances da ‘Importância do Project Management Office (PMO)’, que se pode traduzir como o sector que garante a implementação e a manutenção de padrões de gestão de projectos adoptados pelas organizações.
Durante as 10 horas (das 8 às 18 horas) de apresentações, debates e trocas de experiências, os profissionais angolanos, nigerianos, quenianos, ganeses, portugueses, brasileiros, entre outros, vão discutir como é que este departamento pode agregar mais valor em tempos de competitividade no mundo dos negócios.
“Ter um PMO dá segurança para a optimização de processos e ao controlo das etapas de execução”, lê-se no site da PMI Angola.
Segundo a página, o PMO pode ser dividido em três partes, sendo o ‘PMO Corporativo’ ou ‘PMO Estratégico’ (PMSO), que é responsável por definir os padrões de gestão da corporação; o ‘PMO Departamental’ ou ‘PMO Tático’, que define os padrões de uma área, e o ‘PMO Operacional’ ou ‘Programa-Projecto’, que é aplicado em projectos de elevada importância e complexidade.
Em 2023, a Conferência Anual do PMI Angola teve lugar no dia 12 de Dezembro, em formato híbrido, sob o lema ‘Projectando o Futuro: Tendências e Oportunidades na Gestão de Projectos’.
O PMI Angola conta com mais de 400 membros e cerca de 100 voluntários, e procura engajar a comunidade de profissionais na gestão de projectos, através de iniciativas que visam credibilizar o trabalho e capacitação dos profissionais com afectação nas organizações e afirmando a profissão.