As autoridades nacionais detiveram 34 pessoas e apreenderam, em 20 dias, quase 443 mil litros de combustível (185 mil de gasolina e 277 mil de gasóleo), que representam um prejuízo de 111 milhões de kwanzas para os cofres do Estado, segundo informação avançada este sábado, 01 de Novembro, em conferência de imprensa, no Zaire, pelo porta-voz da Polícia Nacional, subcomissário Mateus Rodrigues.
Citados pela Agência Angola Press (ANGOP), os dados indicam que, além da província do Zaire (fronteira com a República Democrática do Congo), onde se desmantelaram 41 mil litros de combustível, foram detidos cidadãos nas províncias do Moxico, Lunda-Norte, Cabinda, Cuando-Cubango, Cunene, Cuanza-Norte, Uíge e Lunda-Sul.
“Os contrabandistas, através de caminhos clandestinos (caminhos fiotes), praticavam as suas acções, dissimulando o combustível em produtos diversos, acções que provocaram aos cofres do Estado prejuízos de cerca de 110 milhões de kwanzas”, lê-se.
Além disso, foram apreendidas 11 viaturas e 13 motorizadas diversas, incluindo embarcações artesanais, de acordo com a notícia publicada pela ANGOP.