A economia nacional registou, nos dois últimos trimestres, um crescimento na ordem de 4,3%, informou, nesta terça-feira, 15, em Luanda, o Presidente da República, no Discurso à Nação.
João Lourenço assinalou que este crescimento da economia entre os meses de Abril e Setembro de 2024 “encoraja” o seu Executivo a “seguir em frente com optimismo”.
Observou que, embora permaneça uma pressão inflacionista na economia angolana, um conjunto de medidas e acções vêm sendo feitas no sentido de reduzir o custo de vida que aflige os trabalhadores e os cidadãos no geral.
Contudo, referiu, os desafios do crescimento sustentado “ainda são elevados”, pelo que a sua equipa governativa continuará a trabalhar para consolidar a reestruturação da economia nacional e aumentar a produção nacional, particularmente de bens alimentares.
Na sua intervenção na Assembleia Nacional, na cerimónia que marca a abertura do Ano Parlamentar, o Chefe de Estado acrescentou que é pretensão do Governo diminuir a dependência da economia nacional de choques externos, estabilizar os preços dos principais produtos de consumo e, assim, assegurar a “prosperidade de todos”.