A ENDIAMA Mining, subsidiária da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA), investiu 40 milhões de dólares para avançar em três projectos de prospecção de diamantes na província da Lunda-Norte.
Segundo notícia publicada pela ANGOP, o montante, distribuído nos últimos cinco anos, apoia iniciativas como os projectos Uari e Luembe, que antes enfrentavam desafios financeiros.
Citado na notícia, Pedro Galiano, director-geral da ENDIAMA Mining, diz que os resultados iniciais destas actividades de prospecção são positivos, indicando um forte potencial para o desenvolvimento futuro da mineração.
Os esforços da empresa incluem a previsão de empregabilidade de, pelo menos, 600 jovens nacionais na Lunda-Norte.
Além disso, como escreve a ANGOP, a ENDIAMA Mining alocou, desde 2019, mais de 2 milhões de dólares em projectos de conservação, com o objectivo de minimizar o impacto ambiental e promover a sustentabilidade nas suas operações.
Em linha com as suas metas de responsabilidade social corporativa, a subsidiaria da ENDIAMA anunciou um investimento de 2 milhões de dólares em projectos de treinamento e empreendedorismo de jovens, com lançamento previsto para Novembro de 2025.