A Rangel LogisticsSolutions, empresa portuguesa de logística, investiu125,6 milhões de rands (6milhões de euros) num armazém de 10.000 m² na África do Sul, próximo doAeroporto OR Tambo, para fortalecer a presença no continente
Com capacidade de armazenagemaduaneira (até 24 meses) e serviços de cross-docking, o armazém funcionará comohub central para operações logísticas na África Austral, facilitando o comércioentre países como Moçambique, Zâmbia e RD Congo e impulsionar o comérciointra-africano no âmbito do Acordo de Livre-Comércio Continental Africano(AfCFTA) e criar 160 postos de trabalho.
A empresa lideradapor Nuno Rangel pretende abrir um novo escritório em Nakop (fronteira com a Namíbia), ampliando a rede, que inclui Zâmbia e Tanzânia. Desde 2020, a Rangel já investiu 7 milhões de euros em três países africanos, contribuindo para 20%do seu volume de negócios global.
Promover a conectividade regional e com a Europa é a ambição revelada pelo CEO da Rangel Logistic Solutions, iniciativa encorajada pelo Embaixador português na África do Sul, Carlos Costa Neves, que sublinhou o papel do AfCFTA no crescimento económico africano (previsão de 4% até 2026).