Geraldo Sachipengo Nunda, antigo chefe do Estado-Maior das FAA, e Syanga Abílio, ex-administrador da Sonangol, foram exonerados, nesta terça-feira, 07, pelo Presidente da República dos cargos de embaixadores de Angola no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e no Quénia e Representante Permanente junto dos Escritórios das Nações Unidas em Nairobi, respectivamente.
As últimas mexidas efectuadas por João Lourenço na diplomacia angolana deixaram o País sem um embaixador nomeado para a República Popular da China, dada a exoneração de João Salvador dos Santos Neto.
Entre os nomeados, destaque para o veterano José Gonçalves Martins Patrício, primeiro embaixador de Angola nos Estados Unidos, que deixa a República da Turquia para assumir a diplomacia angolana no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
Salta, ainda, à vista nas mexidas no Ministério das Relações Exteriores (MIREX) a exoneração de Maria Cândida Teixeira, ex-ministra da Ciência e Tecnologia, do cargo de embaixadora na Cuba e a sua nomeação para representar o País na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Em decretos assinados nesta terça-feira, João Lourenço exonerou um total de 12 embaixadores e procedeu a apenas 11 nomeações, ficando de fora a nomeação de um embaixador para a China, país que detém a segunda maior economia mundial.