O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi submetido, esta semana, a uma cirurgia na cabeça, em virtude de um acidente domiciliar sofrido em Outubro último. Numa missiva de solidariedade, o Chefe de Estado angolano desejou ao “Presidente amigo, uma rápida e segura recuperação”.
“Com enorme preocupação, acompanhamos a situação de saúde de que Vossa Excelência está acometido”, referiu João Lourenço na mensagem a que a revista Economia & Mercado teve acesso.
No documento dirigido ao homólogo Lula da Silva, o estadista angolano assinala que “o Brasil e o Mundo precisam de si em plena forma”.
De acordo com o Boletim Médico do Hospital Sírio-Libanês, divulgado pela imprensa brasileira, o Presidente Lula da Silva “encontra-se bem”, sob monitorização em leito de UTI, após ter sido submetido “à craniotomia para drenagem de hematoma”.
O Chefe de Estado brasileiro, informa o relatório médico, deu entrada na segunda-feira, 09, no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na capital do país, para realizar exame de imagem, após sentir dor de cabeça.
O documento refere que a ressonância magnética mostrou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar, pelo que Lula da Silva foi transferido para a unidade de São Paulo, do mesmo hospital, a fim de ser submetido a uma cirurgia.
De 79 anos, Luiz Inácio Lula da Silva, que já presidiu ao Brasil entre 2003 e 2011, cumpre o segundo ano do mandato presidencial alcançado nas eleições gerais de Outubro de 2022 (tomou posse em Janeiro de 2023).