Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, sublinhou, nesta terça-feira, 03, em Luanda, que a aposta estratégica dos EUA no continente demonstra que “o futuro do mundo está aqui, em África”.
“O mundo é em África. Não é uma hipérbole. Vai ser, em breve, (...) o maior continente do mundo”, disse o estadista norte-americano, destacando o crescimento demográfrico africano.
No encontro com o homólogo João Lourenço, na Cidade Alta, no cumprimento do segundo de três dias de visita a Angola, Biden sublinhou as oportunidades para o fomento do intercâmbio entre os dois países e recordou os esforços do seu elenco governativo para aproximar os americanos aos angolanos.
Disse que, no percurso de várias décadas da relação diplomática entre Angola e o seu país, os Estados Unidos já investiram milhares de biliões de dólares em Angola.
“Devo lembrar que a segurança alimentar sempre foi uma preocupação do meu Governo em África e, com os angolanos, não seria diferente”, realçou o Presidente norte-americano, desejando que os angolanos “sejam bem-sucedidos” na relação com a maior potencial mundial.
“Isto não é um esforço egoísta e altruísta. Se vocês forem bem-sucedidos, nós também o seremos. Eu antecipo vivamente um relacionamento sólido e duradouro”, declarou o primeiro Presidente dos EUA a pisar o solo angolano.