O Índice de Produção Industrial (IPI) atingiu os 100,4 pontos no terceiro trimestre de 2024, um aumento trimestral de 3,3%, acima da variação de 1% apurada no II trimestre, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o INE, o desempenho positivo foi impulsionado pelo crescimento verificado na Indústria Extrativa em 4,6%, acima dos 0,8% apurados no trimestre passado, seguido pela Indústria Transformadora em 5,3%, contra 0,8% no II trimestre.
Em termos homólogos, os dados indicam que o IPI apresentou um crescimento de 3,4%, uma desaceleração face ao crescimento de 2,7% verificada no II trimestre.
No que diz respeito ao Índice de Número de Empregados, os dados do INE indicam que se registou, no terceiro trimestre de 2024, um aumento de 3,1% no sector industrial em comparação com o mesmo período de 2023.
O mesmo índice também aumentou 3,1% em relação ao segundo trimestre de 2024, reflectindo uma recuperação e expansão da actividade no sector.
Já na produção industrial por tipo de bens, os “intermédios” tiveram um desempenho assinalável, com uma variação de 25,2% face ao terceiro trimestre de 2023.
Comparativamente ao trimestre anterior, o aumento foi de 19%, mostrando uma forte procura por estes produtos.
Em resumo, os dados indicam uma recuperação contínua da indústria, impulsionada pela expansão em vários subsectores.