Financiado em Março de 2022 com o valor de 580 219 dólares pelo governo do Japão através da Embaixada do Japão em Angola, o projecto que permitiu igualmente remover 2 347 artefactos incluídos 42 minas explosivas, vai encerrar no dia 12 de Julho de 2023.
Os parceiros deste projecto foram a Agência Nacional da Acção Contra Minas (ANAM), o Governo Provincial do Cuanza-sul e a Administração Municipal da Quibala.
O acto de encerramento conta com a presença do chefe Adjunto de Missão da Embaixada do Japão, TAKAHASHI Yusuke, representantes do Governo da República de Angola e outros parceiros do projecto.
O Governo do Japão apoia de forma variada projectos locais em Angola, tais como o Programa de Assistência a Projectos Comunitários (APC) desde 1989 e também o de Assistência a Projectos de ONGs Japonesas.
Na área de desminagem, desde 1999, vários projectos comunitários de acção contra minas, foram apoiados com o valor aproximado de mais de 16 de dólares não reembolsáveis, através dos programas supracitados.
Os projectos de desminagem visam criar uma vida mais segura aos residentes na área face aos perigos das minas e outros benefícios.