Na data em que se assinala o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de Abril), é relevante e pertinente recordarmos a importância de cuidarmos da saúde visual no local de trabalho. Este cuidado deve ser não só assegurado pelas entidades empregadoras, que têm a obrigatoriedade de facultar Equipamentos de Protecção Individual (EPI) aos seus colaboradores, mas também pelos próprios trabalhadores, que devem cumprir as normas de segurança em vigor.
No caso da segurança visual, esta deve ser uma prioridade em qualquer ambiente laboral, desde sectores como a indústria automóvel, mineira e construção, até ambientes com riscos químicos e radiação. Nestes ambientes, para assegurar a segurança da visão dos trabalhadores, é determinante a utilização de óculos de protecção laboral, cujo principal objectivo é garantir segurança e ampliar a visão dos profissionais.
São muitas as lesões que acontecem pela falta de óculos de protecção no local de trabalho. Inúmeros profissionais estão constantemente em contacto com substâncias de elevado risco para os seus olhos, como pó, vapores, vidro, aço, solda, sólidos perfurantes e produtos químicos, sendo que os efeitos nocivos destas substâncias podem ser evitados com o simples uso de óculos de protecção adequados.
Além de garantirem segurança contra materiais perfurantes ou o contacto com produtos químicos, os óculos de protecção ajudam ainda a evitar diversos tipos de doenças ocupacionais, que podem ser causadas na visão por conta das actividades exercidas durante o trabalho.
Ao longo dos anos, os óculos de protecção têm vindo a sofrer actualizações e inovações nos materiais, formato, estrutura e capacidades técnicas, tornando-os equipamentos altamente seguros. Porém, os óculos de protecção não são todos iguais e a sua escolha depende em muito do ambiente de trabalho e das tarefas realizadas pelos trabalhadores.
Os mesmos óculos de protecção não servem para todas as tarefas, já que diferentes ambientes laborais apresentam diferentes riscos. A título de exemplo, os óculos de protecção utilizados na indústria química não são os mesmos que na indústria mineira.
Dos vários tipos de óculos à disposição dos trabalhadores, podemos destacar os óculos de protecção para uso geral, os óculos de protecção para raios ultravioleta e os óculos de protecção para soldadura.
Ainda assim, apesar de existirem diferentes tipos, de um modo geral, na escolha dos melhores óculos de protecção laboral, é importante ter em consideração se os mesmos oferecem as características necessárias para proporcionar confiabilidade e segurança, designadamente: ajustes firmes e hastes anti-derrapantes; protecções laterais e revestimento anti-embaciamento; designs e materiais inovadores; materiais que maximizem o desempenho e conforto para uso prolongado; certificação de qualidade e segurança.
Além de garantirem a segurança necessária, os óculos de protecção devem igualmente permitir a adaptação da graduação das lentes, sobretudo para quem tem problemas de visão, de modo a proporcionar uma visão 100% nítida, protegida e personalizada.
Importa ainda salientar que, para garantir a segurança visual no local de trabalho, não basta a utilização de óculos de protecção. É ainda importante conhecer e seguir todas as normas gerais para a saúde no trabalho e, claro, visitar regularmente um especialista para verificar o estado da sua visão. A realização de um rastreio e de uma consulta podem mesmo fazer a diferença no que respeita à sua segurança, bem-estar e produtividade no trabalho.