As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) atingiram 15,7 mil milhões de dólares em 2024, marcando um crescimento de 6,8% em relação ao início do ano, quando estavam em 14,7 mil milhões, segundo dados do Banco Nacional de Angola (BNA).
Consultado pelo Jornal de Angola, os dados do BNA indicam que o ano de 2024 foi caracterizado por flutuações nas reservas, com variações ao longo dos trimestres, sendo que em Dezembro, por exemplo, o valor mínimo das era de 14,3 mil milhões de dólares.
No entanto, o BNA refere que a recuperação no quarto trimestre foi crucial para alcançar o aumento final de 6,8%, com as reservas a crescerem novamente após um período de instabilidade.
Refere, além disso, que o primeiro semestre de 2024 registou um desempenho positivo, com as reservas a subirem para 14,7 mil milhões de dólares em Agosto, um aumento de 356,1 milhões de dólares em relação ao final do primeiro semestre".
Este crescimento, como também escreve o Jornal de Angola, foi sustentado ao longo do segundo semestre, especialmente no terceiro e quarto trimestres, quando as reservas se mantiveram estáveis, fechando o ano em 15,7 mil milhões de dólares.
“Apesar de algumas quedas temporárias, como a redução para 14,4 mil milhões de dólares em Junho, o desempenho global das reservas foi positivo", escreve tam,bém o Diário Económico, explicando que a respectiva queda de 1,3% em comparação com Junho de 2023 não impediu o crescimento global de 2024, e as reservas fecharam o ano num patamar superior ao de 2023.
No primeiro trimestre, as RIL estavam ajustadas para 14,3 mil milhões de dólares, o que equivale a sete meses de cobertura de importações. Este nível representou um aumento leve em relação ao mesmo período de 2023, ajudando a garantir a estabilidade cambial e o cumprimento das obrigações internacionais.