O investimento directo estrangeiro situou-se nos 7,6 mil milhões de dólares em 2021. Tendo o sector não petrolífero recebido cerca de 248 milhões de dólares e o sector petrolífero recebido 7,4 mil milhões de dólares. Entretanto, os dados do BNA referentes ao investimento directo estrangeiro dão conta que saíram um pouco mais de 10,7 mil milhões de dólares.
Contas feitas, o saldo do investimento directo estrangeiro no país em 2021 é de cerca de 3 mil milhões de dólares negativos. Ou seja, os investidores estrangeiros mais tiraram que meteram dinheiro em Angola. Um cenário que ganha contornos preocupantes se percebermos que desde 2016 que os saldos dos investimentos directos estrangeiros são negativos.
Os dados mostram que a última vez que o saldo referente ao investimento directo estrangeiro foi positivo remonta a 2015, altura em que o total do investimento directo estrangeiro cifrou-se nos 16,1 mil milhões de dólares, resultante de mais de 15,6 mil milhões investido no sector petrolífero e outros 349 milhões de dólares no sector não petrolífero. Por sua vez as saídas ficaram-se pelos 5,3 mil milhões de dólares, resultando num saldo positivo de pouco mais de 10,8 mil milhões de dólares.