Zito Luvumbo e Victor Osimhen reencontraram-se pouco menos de quatro semanas após o embate no CAN, entre Angola e Nigéria, com triunfo dos nigerianos nos quartos-de-final. No duelo deste domingo, 25, entre o Napoli e o Cagliari, para a Série A, só deu… África, com os dois jogadores a ‘facturarem’ no empate entre equipas com objectivos diferentes na Liga italiana de futebol.
O atacante nigeriano abriu o marcador pelo Napoli, aos 66 minutos, e o extremo esquerdo angolano respondeu pela equipa anfitriã, já nos minutos de compensação (90+6), sentenciando o duelo numa igualdade a uma bola.
Melhor marcador da época passada da Série A, Osimhen, de 25 anos, apontou o seu oitavo tento em 14 jogos e está a expressivos 18 tentos do actual ‘artilheiro’ da prova, o argentino Lautaro Martínez, que soma 22 golos.
De 21 anos, Luvumbo, já várias vezes referenciado como estando nos planos do próprio Napoli, apontou o seu quarto tento em 21 jogos na sua época de estreia na Série A, a principal prova de futebol na Itália.
À saída da 26.ª Jornada, Napoli e Cagliari encontram-se aflitos face aos propósitos definidos para a época 2023-2024, pelo que devem transformar como que autênticas finais cada uma das 12 jornadas que restam para o termo do campeonato.
Campeão em título, o Napoli ocupa, actualmente, a 9.ª posição, longe de garantir um lugar na ‘Champions League’ e nem sequer está nos lugares que dão acesso à Liga Europa.
Ocupando a 17.ª posição, com apenas 20 pontos, a mesma pontuação do penúltimo e do antepenúltimo da classificação, o Cagliari tem ainda um longo percurso para assegurar a permanência na Série A.
Na próxima jornada, a equipa de Zito Luvumbo visita o Empoli (13.º classificado), enquanto a formação de Osimhen recebe a Juventus, que ocupa a 2.ª posição (57 pontos) de uma classificação liderada pelo Inter, com confortáveis 66 pontos.