O aumento deve-se a variações em sectores essenciais da economia, informou o SABC News.
A taxa de inflação anual ao consumidor na África do Sul subiu de 3% em Dezembro de 2024 para 3,2% em Janeiro de 2025, devido a variações em sectores habitação e serviços públicos, alimentação e bebidas não alcoólicas, além dos serviços de restauração e alojamento.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística do país, estes sectores tiveram um impacto significativo no índice geral de preços.
Citada pelo Diário Económico, Elize Kruger, economista independente sul-africana, afirmou que o aumento da inflação estava dentro das expectativas.
“O panorama geral da inflação na África do Sul mantém-se inalterado. A inflação no país está bem controlada”, explica Kruger.
Além disso, refere que os preços dos produtos alimentares ganharam mais peso no novo cabaz de consumo, mas que a inflação alimentar permanece baixa, situando-se em 1,5% numa base anual.
“Também registámos uma contracção de 0,5% numa base anual nos serviços e equipamentos de comunicação”, acrescenta, prevendo que a inflação continue a subir ao longo do ano, mas ressalta que a média anual deverá ficar abaixo dos 4,5% registados no ano passado.