IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Agroalimentar: Quais os dois países africanos entre os cinco principais fornecedores da União Europeia

Victória Maviluka
8/1/2025
1
2
Foto:
DR

Do cacau ao azeite, passando por outros produtos do sector agroalimentar, vários países africanos estão gradualmente a consolidar a posição de fornecedor-chave da UE.

Com um crescimento significativo no terceiro trimestre do ano passado, a Nigéria e a Costa do Marfim quedaram-se entre os cinco países com os maiores aumentos nas suas receitas de exportação agroalimentar para a União Europeia, ao lado da Ucrânia, Turquia e Vietname.

De acordo com o último relatório da Comissão Europeia sobre a monitorização do comércio agroalimentar, de Setembro de 2024, destacam-se quatro países africanos nestas trocas comerciais: Costa do Marfim, Nigéria, Marrocos e África do Sul.

A Costa do Marfim, segundo o documento citado pelo marroquino Le360, apresentou uma subida de 57%, ou mais 1,7 mil milhões de euros (acima dos 1,750 mil milhões de dólares), elevando as suas vendas para 4,738 mil milhões de euros (mais de 4,8 mil milhões USD) no final de Setembro do ano transacto. 

A Nigéria também se destacou com um aumento colossal de 150% (761 milhões de euros ou cerca de 784 milhões de dólares), elevando as suas vendas para 1.268 milhões de euros (mais de 1,3 mil milhões USD) no final de Setembro de 2024.

A boa safra africana, escreve o portal marroquino, pode ser explicada principalmente com o aumento dos preços mundiais do cacau, do qual estes países africanos são os principais exportadores para a União Europeia.

Assim, do cacau ao azeite, passando por outros produtos do seu sector agroalimentar, vários países africanos estão gradualmente a consolidar a sua posição como fornecedor-chave do mercado europeu.