3
1
PATROCINADO

Arábia saudita coloca à disposição 41 mil milhões USD para financiar países da África Subsaariana

Victória Maviluka
31/10/2024
1
2
Foto:
DR

Do total do valor do financiamento, 25 mil milhões de dólares serão feitos sob a forma de investimentos por empresas privadas sauditas no continente.

A Arábia Saudita dispõe de 41 mil milhões de dólares para alocar, sob a forma de financiamento, aos países da África Subsaariana, anunciou o ministro das Finanças saudita, Mohammed Bin Abdullah Al-Jadaan.

Ao discursar na ‘Cimeira da Nova África’, que decorre na cidade de Riade, capital saudita, o governante especificou que, do ‘bolo’, 25 mil milhões de dólares serão feitos sob a forma de investimentos por empresas privadas sauditas. 

A contribuição inclui 10 mil milhões USD em financiamento do Saudi Exim Bank, 5 mil milhões para startups africanas e mil milhões de dólares como parte de uma iniciativa de desenvolvimento regional.   

Bin Abdullah Al-Jadaan avançou, citado pela imprensa marroquina, que um grupo de doadores regionais dos Estados do Golfo planeia conceder empréstimos no valor de 50 mil milhões de dólares aos países africanos até 2030.

A propósito da presença numa pré-cimeira dedicada ao continente africano, também em Riade, Bassirou Diomaye Faye, Presidente do Senegal, sublinhou a estabilidade política e o ambiente de negócios saudável e atraente do seu país.

Estas valências, segundo o líder senegalês, de 44 anos, colocam o país da África Ocidental como “uma porta para África”, pronta para acolher investimentos nos sectores-chave, como a industrialização, a energia verde e a tecnologia digital.

A Arábia Saudita, recorde-se, possui recursos financeiros significativos graças às receitas de hidrocarbonetos. O Fundo de Investimento Público, o fundo soberano saudita, tem aproximadamente 930 mil milhões de dólares em activos sob gestão.