O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um empréstimo no valor total de 139,68 milhões de euros para potencializar a criação de emprego e o empreendedorismo de jovens na Costa do Marfim.
Do financiamento, 126,32 milhões de euros provêm da vertente comercial do BAD, com 13,36 milhões de euros fornecidos através do braço de empréstimos concessionais do Fundo Africano de Desenvolvimento.
Segundo informação divulgada pela Further, uma característica central do programa é o estabelecimento do Banco de Investimento em Empreendedorismo Juvenil (YEIB, em inglês) na Costa do Marfim, que desempenhará um papel fundamental na melhoria do acesso financeiro para jovens empreendedores, oferecendo assistência técnica, financiamento de capital e quase-capital, bem como garantias para estimular empréstimos bancários locais.
A iniciativa visa, essencialmente, capacitar mais de 8.700 jovens, com foco na inclusão de género, e abrangerá cinco sectores estratégicos, nomeadamente energia renovável, economia digital, agronegócio, economia azul e têxteis.
Até 2030, o projecto deve criar 43.216 empregos directos e 153.094 indirectos, sendo metade reservada para mulheres, de acordo com a informação divulgada pela Further Africa.
Além do treinamento, o financiamento permitirá a renovação e equipamento do centro nacional de treinamento da Costa do Marfim para oficiais de capitães portuários em Abidjan, transformando-o em um centro regional de excelência com instalações de última geração.