O Banco de Moçambique (BoM) anunciou que o dinheiro físico em circulação naquele país aumentou em Outubro pelo sexto mês consecutivo, para 67,4 mil milhões de meticais (pelo menos mil milhões de dólares), o valor mais alto desde o início do ano.
Citado pelo portal 360 Mozambique, o banco central esclareceu que a moeda em circulação já cresceu 6,6% desde Maio, lembrando que em Janeiro de 2024 estava perto dos 63,2 mil milhões de meticais.
“Retirar dinheiro de circulação é uma prática comum de política monetária contracionista, reduzindo a oferta monetária, normalmente usada pelos bancos centrais para conter aumentos de preços”, lê-se.
Há vários meses que Moçambique regista uma inflação homóloga abaixo dos 3% (2,84% em Novembro), depois de ter fechado 2023 em 5,3%, abaixo do pico de quase 13% em Julho de 2022.
O Banco de Moçambique anunciou, a 16 de Junho, a introdução de uma nova série de notas e moedas de metical, que circularão juntamente com as emitidas desde 1 de Julho de 2006.
Citado pela Lusa, o governador do BoM, Rogério Zandamela, explicou que os bancos centrais tendem a rever as suas notas e moedas em circulação de cinco em cinco anos, para que se adaptem às novas tendências de design, segurança e outros elementos contextuais.
Segundo o responsável, “o tema da série de notas e moedas de metical 2024 preserva a tradição de enaltecer os valores do nosso património cultural, histórico e de vida selvagem”.