O conselho de administração do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um empréstimo concessional de 8 milhões de dólares para apoiar a construção de uma central solar fotovoltaica de 25 Megawatt (MW) na Zâmbia.
O financiamento para a central de Ilute será proveniente do Fundo de Energia Sustentável para África (SEFA, na sigla em inglês), organismo especial de vários doadores gerido pelo BAD.
Espera-se que a central promova o desenvolvimento sustentável da Zâmbia e ajude aquele país a libertar o seu potencial de energias renováveis.
Seleccionado de forma competitiva pela GreenCo Power Services Ltd (GreenCo), o projecto, que servirá de piloto para o modelo de agregador de energia da GreenCo no âmbito do quadro de acesso à rede aberta da Zâmbia Electricity Supply Corporation Limited, tem enfrentado custos crescentes associados à pandemia da covid-19 e a outros desafios.
Actuando como intermediário comercial, a GreenCo comprará a electricidade produzida através de um contrato de aquisição de energia de 25 anos e vendê-la-á no mercado diário do Grupo de Energia da África Austral, de acordo com a informação divulgada pelo BAD.
“Estamos muito satisfeitos por apoiar o projecto Ilute Solar PV – que será o primeiro a utilizar a Africa GreenCo como intermediário. O apoio do SEFA tem sido fundamental para colmatar o défice de financiamento e abrirá caminho para futuros projectos que contribuam para a transição energética da África Austral”, afirmou Daniel Schroth, director do BAD para as Energias Renováveis e Eficiência Energética.
Também citado no documento disponível no site oficial do BAD, o director-executivo da Serengeti Energy, Anton-Louis Olivier, referiu que o projecto Ilute é um testemunho da colaboração inovadora e que serve de modelo pioneiro para futuras iniciativas de energias renováveis na Zâmbia, bem como na região em geral.