O Banco de Reserva da África do Sul (SARB, na sigla em inglês) decidiu manter a taxa dos acordos de recompra inalterada em 7,5%, segundo notícia publicada este sábado, 22, pela SABC News
Citado pela SABC, o governador do SARB, Lesetja Kganyago, informou que a inflação subiu ligeiramente, situando-se agora em 3,2%.
No entanto, destacou que continua controlada, e que a decisão do Comité de Política Monetária (MPC) de manter a taxa de juro reflecte uma abordagem cautelosa diante das dificuldades económicas.
Além disso, Kganyago explicou que o crescimento económico para 2025 ficou 0,6% abaixo das expectativas, o que considera ser ligeiramente pior do que o desempenho de 2023. “Neste contexto, o MPC decidiu manter a taxa de política inalterada em 7,5%”, afirmou o governador.
Durante a reunião do comité, como escreve a SABC, quatro membros optaram por manter a taxa inalterada, enquanto dois preferiram um corte de 25 pontos base. Apesar de a confiança na África do Sul ter melhorado, com uma redução do prémio de risco no país e taxas de rentabilidade das obrigações mais baixas, o cenário económico continua instável.
O alto responsável do SARB também alertou para as incertezas internas, que podem afectar negativamente as tendências favoráveis.
“Embora haja sinais de recuperação, a economia global não está estável e continua a representar um risco para a estabilidade económica da África do Sul”, disse.