A Rede Industrial Grupo Sanzel (RIGS) ambiciona expandir a produção deplásticos no país, mas lamenta a carência de matérias-primas provocada pelabaixa transformação interna de petróleo, que também condiciona odesenvolvimento da indústria química.
Com uma produção anual de 800 toneladas de produtos de plásticosdiversos (desde copos e palhinhas às películas aderentes industriais ecaseiras, passando pelos sacos de alças), a RIGS resulta de um investimentoinicial de seis milhões de dólares norte-americanos e opera desde 2017. Odirector-geral, Rúbio Pimentel, afirma que o mercado é fértil, mas “precisa de incentivosao nível da disponibilidade de matérias-primas derivadas do petróleo”.
Para este gestor, o mercado nacional ainda apresenta condições difíceispara a implementação deste tipo de negócio, tendo em conta a dependência dasimportações a que o país está sujeito. No entanto, o “espírito empreendedor e odesejo de participar no pro- cesso de diversificação da economia angolana”,argumenta Rúbio Pimentel, servem de motivação para a empresa se manter activa.
Leia mais na edição deNovembro de 2018.
Economia & Mercado - Quem lê, sabemais!