A Costa do Marfim inaugurou, no último fim-de-semana, a sua mais recente mina de ouro, a Mina de Lafigué, localizada em Boniérédougou, no Nordeste do país, cujas reservas estão estimadas em 66 toneladas e um período de exploração de 13 anos.
No acto do corte de fita, o ministro das Minas, Petróleo e Energia sublinhou que o sector mineiro está a registar um crescimento sustentado, observando que a mina de ouro de Lafigué é a quarta concessão nos últimos tempos.
Citado pela imprensa local, Mamadou Sangafoua realçou que o Presidente do país, Alassane Ouattara, quer que o sector mineiro seja o segundo pilar do crescimento económico na Costa do Marfim.
O governante aproveitou a cerimónia para apelar às populações afectadas e às que vivem perto da mina que trabalhem para manter um clima de paz e ajudem o Governo a lutar contra a proliferação da exploração ilegal de ouro.
As obras da mina de Lafigué foram lançadas em 2022 e os seus primeiros sinais positivos da sua reserva foram anunciados em Junho deste ano.
A mina tem um tempo de vida útil de 13 anos, com uma contribuição total prevista de 380 mil milhões de FCFA (cerca de 628,4 milhões de dólares) para o Estado da Costa do Marfim.
A mina permitiu gerar 1.500 postos de trabalho, incluindo 500 directos, e uma produção anual prevista de 200.000 onças de ouro até ao final de 2025.