O português Cristiano Ronaldo (CR7), de 39 anos, lidera a lista dos 10 jogadores mais bem pagos do mundo em 2024, a sexta vez na última década, de acordo com o último relatório anual da revista financeira Forbes.
Segundo o documento, o avançado do Al Nassr contabiliza ganhos anuais avaliados em 285 milhões de dólares, incluindo, pelo menos, 65 milhões de dólares fora do campo, superando os 260 milhões de dólares registados em 2023.
O segundo da lista é o argentino Lionel Messi, que actualmente representa o Inter Miami dos Estados Unidos da América. De acordo com o relatório que citamos, o antigo jogador do Barcelona contabiliza 135 milhões de dólares anualmente, antes de impostos e taxas de agentes, incluindo 75 milhões de dólares fora do campo.
O brasileiro Neymar, do Al Hilal da Arábia Saudita, aparece como o terceiro da lista com ganhos anuais estimados em 110 milhões de dólares, seguido de perto pelo francês Karim Benzema, do Al Ittihad, com 104 milhões de dólares.
Kylian Mbappé, do Real Madrid, ocupa a quinta posição da lista, contabilizando 90 milhões de dólares anuais, superior aos 60 milhões encaixados por Erling Haaland, do Manchester City, que preenche a sexta vaga do ranking da Forbes.
Vinicius Jr., do Real Madrid, com 55 milhões; Mohamed Salah, do Liverpool, com 53 milhões; Sadio Mané, do Al Nassr, com 52 milhões; e Kevin De Bruyne, do Manchester City, com 39 milhões, ocupam a sétima, oitava, nona e décima posição da lista, respectivamente.
De acordo com a Forbes, os detalhes dos ganhos dos jogadores de futebol foram calculados usando seus salários em campo nesta temporada e seus ganhos anuais de endossos, memorabilia e outros empreendimentos comerciais. Os pagamentos em campo incluem salários-base, bônus e, em alguns casos, acordos de direitos de imagem baseados em clubes.
As estimativas fora do campo incluem dinheiro feito com endossos anuais, licenciamento, aparições e memorabilia, bem como negócios operados pelos jogadores. As receitas de investimento, pagamentos de juros ou dividendos e taxas de transferência são excluídas dos cálculos.
Saudi Pro League conquistou quatro vagas no ‘top 10’
Além de Cristiano Ronaldo, a Saudi Pro League (SPL) colocou mais três jogadores entre os 10 mais bem pagos do mundo em 2024, de acordo com a Forbes.
A Pulse Sports relata que o crescente interesse da região pelo futebol foi possibilitado por entidades como o Fundo de Investimento Público, dono de clubes sauditas como Al-Nassr, Al Hilal, Al Ittihad e Newcastle United.
O Fundo de Investimento Público é de propriedade do governo da Arábia Saudita e está entre os maiores fundos soberanos do mundo. É, aliás, o proprietário de clube de futebol mais rico do mundo - ostentando activos no valor de mais de 700 bilhões de dólares.
Enquanto a Saudi Pro League conquistou quatro vagas, a Premier League, campeonato repleto de estrelas da Inglaterra e do mundo inteiro, conquistou três vagas no 'top 10', enquanto a La Liga conquistou duas vagas. A liga principal dos EUA aparece com Lionel Messi em destaque.