A Dangote Cement Plc, do bilionário Aliko Dangote, investe 280 milhões de dólares (pelo menos 460 bilhões de nairas) em tecnologia e infraestrutura de gás natural comprimido (GNC) na Nigéria, assumindo compromisso com o futuro da energia limpa daquele país.
O desenvolvimento está alinhado ao apoio da empresa à Iniciativa CNG do presidente Bola Ahmed Tinubu, que visa direccionar a Nigéria para uma economia de baixo carbono e fornecer soluções de energia mais sustentáveis e acessíveis, segundo notícia publicada esta segunda-feira, 28 de Outubro, pela Business Insider.
Citado na notícia, Arvind Pathak, director administrativo do grupo Dangote Cement Plc, afirmou que o investimento está focado na aquisição de caminhões (100% a GNV), como parte da estratégia de longo prazo da empresa para fazer a transição de toda a sua frota para gás natural comprimido.
Além disso, observou que o movimento representa um marco importante na transição para energia limpa da Dangote, para operar a maior parte da sua frota com GNV até meados de 2026.
“Em Outubro, a empresa havia recebido seu primeiro lote de 1.500 caminhões monocombustível a GNV e espera mais 1.600, elevando o total para 3.100 caminhões até o final do ano”, explicou Pathak, sublinhando que a Dangote já estabeleceu uma estação de GNV em Obajana, capaz de reabastecer mais de 3.000 caminhões.
Aliko Dangote, presidente e diretor executivo do Dangote Group, destacou o alinhamento desse investimento com a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) da Nigéria sob o Acordo de Paris, que visa emissões líquidas zero até 2060.