Desaparecido da cena pública desde início de Setembro último, o Presidente dos Camarões desembarcou, nesta segunda-feira, 21, em Yaoundé, colocando termo, assim, à onda de especulações sobre o seu estado de saúde.
À chegada à capital camaronesa, Paul Biya, de 91 anos, acompanhado da primeira-dama, foi recebido no aeroporto internacional de Yaoundé por membros do seu Governo, um momento transmitido pela emissora estatal CRTV.
As dúvidas sobre o estado de saúde e o paradeiro de Biya foram levantadas após o homem que governa o país há 42 anos ter desaparecido do cenário público, sendo a presença na cúpula de cooperação China-África, no início de Setembro, em Pequim, até aí a sua última aparição.
As especulações massificaram-se com as ausências tanto na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, quanto na cúpula dos países francófonos, em Paris.
No início deste mês, os crescentes rumores sobre o estado físico de Biya fizeram com que o Governo emitisse um comunicado, afirmando que o Chefe de Estado gozava de boa saúde, no estrangeiro, e que regressaria brevemente.
Face à onda de especulações, as autoridades proibiram formalmente a mídia local de divulgar discussões sobre o estado de saúde de Biya considerando-as um alarmismo desnecessário.