Desde início de Setembro último que Paul Biya, o Presidente dos Camarões de 91 anos, não é visto publicamente. No país, crescem especulações sobre a sua condição de saúde. Em resposta, o Governo veio a terreiro nesta terça-feira, 08, afirmar que Biya goza de “boa saúde”.
As suspeições sobre o real estado de saúde do homem que, desde 1982, lidera os Camarões aumentaram depois da sua ausência de uma importante reunião de líderes de países francófonos em Paris, no último fim-de-semana.
Entretanto, em comunicado, o Governo camaronês considerou que os rumores que têm circulado na mídia convencional e nas redes sociais sobre a condição do Presidente do país “são pura fantasia”.
“O Chefe de Estado está com boa saúde e retornará aos Camarões nos próximos dias”, disse Rene Sadi, porta-voz do Governo, citado na nota divulgada pela imprensa local.
Acrescentou que, após Paul Biya ter estado, no início de Setembro, no fórum China-África, em Pequim, o Presidente seguiu para uma visita privada à Europa.
Localizados na região ocidental da África Central, os Camarões, país produtor de cacau e petróleo, tiveram apenas dois presidentes desde a independência da França e da Grã-Bretanha, no início da década de 1960.