O Estado desembolsou pelo menos 205,8 mil milhões de Kwanzas no resgate de títulos de dívida pública em Dezembro de 2024, uma redução de aproximadamente 22,3% face ao período homólogo, calculou a E&M com base nos dados divulgados pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
Em Dezembro de 2023, apontam ainda os cálculos da E&M, a cifra do resgate de títulos da dívida pública rondou os 264,9 mil milhões Kz; mais 59 mil milhões em relação ao mesmo mês do ano passado.
Relativamente ao movimento do ano transacto, como ilustram os dados do banco central, o Estado desembolsou pelo menos 102,83 mil milhões Kz no resgate de bilhetes do tesouro (BT) e 102,96 mil milhões Kz em obrigações do tesouro (OT).
A redução do montante no resgate de títulos da dívida pública, de acordo com especialistas, pode ser positivo ou negativo, tendo em conta a estratégia macroeconómica.
Na eventualidade de ter resultado de reformas fiscais, diversificação económica e melhor gestão da dívida, o Estado ganha credibilidade e pode atrair mais investimentos (positivo).
Mas, se foi percebido como um sinal de fraqueza económica ou incapacidade de pagar, pode levar a maior desconfiança e fuga de capital (negativo).