As exportações do Quénia para países africanos aumentaram 26% nos primeiros sete meses de 2024, impulsionadas pelo aumento dos embarques e relações regionais mais fortes, de acordo com um relatório económico do banco central daquele país.
Citado pela Further Africa, o documento refere que as exportações atingiram 248,7 bilhões de xelins quenianos (aproximadamente 1,93 bilhão de dólares), acima dos 1,53 bilhão de dólares no mesmo período de 2023.
Os principais mercados incluíram Uganda, Tanzânia, Ruanda, República Democrática do Congo e África do Sul, com alta demanda por produtos como chá, café, óleo e lubrificantes reexportados, produtos de origem animal, gorduras vegetais e itens manufaturados.
Notavelmente, as receitas de exportação do Uganda chegaram a 599,2 milhões de dólares, enquanto a Tanzânia e Ruanda trouxeram 287,8 milhões de dólares e 185,4 milhões de dólares, respectivamente.
De acordo com a Further, o Quénia fortaleceu recentemente seus laços comerciais em toda a África, promovendo o comércio intra-africano por meio de iniciativas como a política de isenção de vistos introduzida em Janeiro de 2024.
“Este movimento apoia a Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA, na sigla em inglês), facilitando as interacções comerciais dentro da região”, lê-se.
Em 2023, as exportações totais do Quénia para a África cresceram 21,4%, atingindo 3,05 bilhões de dólares, refletindo os esforços contínuos do país para aprimorar as parcerias comerciais regionais.