A Aliança Seguros facturou pelo menos 18 mil milhões de Kwanzas em 2023, representando um crescimento de 58%, face ao período homólogo, informou a seguradora em comunicado de imprensa enviado à E&M.
O crescimento verificado no volume de facturação, descreve o comunicado de imprensa, resultou da emissão da apólice do segundo contrato com a MCA para segurar a construção da segunda fase do Projecto de Electrificação Rural com base em energia solar.
A execução do projecto, consiste na instalação de centrais de painéis solares nas províncias do Bié, Malange, Moxico, Lunda Norte e Lunda Sul. Para a segunda fase, explica a seguradora no comunicado, estão previstas a colocação de mais de dois milhões de painéis solares na região Sul.
A Aliança Seguros, cujo resultado líquido em 2023 se cifrou em pelo menos 1,6 mil milhões Kz, foi a escolhida para segurar todo o projecto MCA (Angola Rural Electrification), avaliado em quase 1,2 mil milhões de euros.
O MCA, aludiu ainda a seguradora no comunicado, faz parte de um programa amplo de intervenção em energias renováveis na África Subsariana, financiado pelos Estados Unidos da América (EUA).