3
1
PATROCINADO

Gana: Presidência movimenta militares e tribunais no combate cerrado ao garimpo ilegal de ouro

Victória Maviluka
10/10/2024
1
2
Foto:
DR

Membros da sociedade civil intensificaram, por isso, as contestações em relação à forma “indigna” como as autoridades têm alegadamente tratado dos garimpeiros.

O Governo do Gana está a intensificar o combate ao garimpo ilegal de ouro. No âmbito destas medidas, foi reforçado o arsenal militar nas zonas de exploração do mineral crítico e criado tribunais para dar tratamento judicial aos casos resultantes do fenómeno.

O garimpo ilegal de ouro, localmente chamado de ‘galamsey’, representa sérios riscos ambientais, ao poluir o solo e os cursos de água daquele país da África Ocidental, o maior produtor de ouro de África.

Nana Akufo-Addo, O Presidente do país, anunciou o envio de “pessoal militar adicional” nas zonas de exploração e o estabelecimento de tribunais dedicados a actividades de mineração ilegal, noticia a imprensa ganense.

Além de configurar um risco para o ambiente, o garimpo ilegal de ouro no Gana tem sido apontado como uma ameaça particularmente ao cultivo do cacau, um dos sectores económicos mais importantes do país.

Entretanto, membros da sociedade civil intensificaram as contestações em relação à forma “indigna” como as autoridades têm alegadamente tratado dos garimpeiros.

Importante produtor de ouro e cacau no continente, o Gana atravessa uma grave crise económica desde 2022, que resultou em incumprimento no pagamento da dívida externa.

Depois de ter atingido um pico de 54% em Dezembro de 2022, a inflação no país tem registado, nos últimos dias, um abrandamento, caindo para 20,4% em Agosto.

A aproximação das eleições presidenciais de Dezembro está a aumentar as tensões políticas no país de 33 milhões de habitantes, que beneficia de um plano de assistência do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 3 mil milhões de dólares.