A Google anunciou o lançamento da Global Signal Exchange (GSE), uma plataforma centralizada concebida para combater golpes e fraudes online, com o objectivo de melhorar a identificação e a interrupção do cibercrime em tempo real.
A iniciativa faz parte de uma parceria com a Global Anti-Scam Alliance (GASA), uma rede de empresas de tecnologia, e a DNS Research Federation, organização de pesquisa em política e tecnologia sem fins lucrativos.
A parceria conta com a rede de dados da DNS Research Federation, que tem mais de 40 milhões de sinais, e com o conjunto de organizações da GASA, elementos que fazem da GSE uma “câmara de compensação global para fraudes online e sinais de actores maliciosos”.
Citada esta terça-feira, 15, pelo Diário Económico (DE), a Google diz que a plataforma funciona através da troca de sinais de abuso, identificando e travando rapidamente actividades fraudulentas em vários sectores e serviços.
Para o teste inicial, a Google partilhou mais de 100 mil localizadores uniformes de recursos (URL) de comerciantes fraudulentos e mais de um milhão de sinais de fraude para serem introduzidos no GSE. A empresa afirma que tenciona fornecer dados de outros produtos em breve.
Também citado pelo DE, o site Canaltech refere que o mecanismo de dados que alimenta a plataforma é executado no Google Cloud Platform, permitindo que os participantes partilhem e consumam sinais colectados por outros enquanto usam os recursos de IA da plataforma para identificar padrões e combinar sinais de forma inteligente.
“Estamos empenhados em fazer a nossa parte para proteger os utilizadores, nomeadamente através do nosso trabalho contínuo de desenvolvimento de ferramentas, publicação de investigação e partilha de conhecimentos e informações”, afirmou a Google.