O artista franco-colombiano Jacques-André Dupont Castro vai estar amanhã, quinta-feira, 07 de Novembro, com a artista angolana Oksanna Dias, no Elinga Teatro, em Luanda, onde juntos vão apresentar um espectáculo de pintura ao vivo, com entrada gratuita.
A iniciar pelas 19h00 e a contar com a música do DJ Sacerdote, essa performance, que se acredita inédita na cidade de Luanda, tem como proposta um trabalho de pintura feito ao vivo de maneira improvisada, juntamente com video-mapping (em português, mapeamento de vídeo), uma técnica de projecção audiovisual que foi abraçada por artistas contemporâneos nos últimos anos, e feita geralmente sobre superfícies de médias ou grandes dimensões, como fachadas de edifícios, por exemplo.
Jacques-André, que convida Oksanna para esse acto, é um artista transmédia franco-colombiano que navega nos campos do digital, performance e artes gráficas. Utiliza o meio de projecção mapeada para construir pontes entre disciplinas e conceitos distantes.
Vem desde 2014 desenvolvendo a prática de paint-mapping, na qual coreografa a luz no espaço, em colaboração com artistas visuais.
Já Oksanna Dias é uma artista multidisciplinar em ascensão, com mais de cinco anos de experiência. Frequenta o curso de Artes Visuais na Faculdade de Artes, da Universidade de Luanda.
Suas experiências incluem muralismo, artes plásticas, corte e costura, entre outras áreas. No seu trabalho, investiga o quotidiano angolano, violência de gênero (enfatizando mulheres e crianças) e explora temas de identidade cultural de corpos negros.
Nessa performance, vai ‘navegar’ sobre o afrofuturismo. “Usarei ideogramas africanos como sona e sankofa, representando a busca de sabedoria e conhecimento do passado para construir o futuro”, revelou a artista à Economia & Mercado.