3
1
PATROCINADO

Lobito Atlantic Railway encomenda 275 novos vagões porta-contentores para o Corredor do Lobito

Cláudio Gomes
24/6/2024
1
2
Foto:
DR

Encomenda é um passo no processo de renovação da linha férrea e na capacidade operacional para transportar cobalto e cobre da República Democrática do Congo e da Zâmbia.

A Lobito Atlantic Railway (LAR) encomendou, recentemente, à sul-africana Galison Manufacturing, 275 novos vagões porta-contentores que serão entregues em três fases, sendo que a recepção das primeiras unidades está prevista para o quarto trimestre de 2024, informa uma nota do consórcio. 

A LAR, concessionária que detém o título de exploração, gestão e manutenção do CdL, espera receber novos vagões porta-contentores de 10, 20 e 40 pés a partir do quarto trimestre do referido ano, tendo em vista o reforço das capacidades operacionais de transportes de minérios e de cargas diversas ao longo do perímetro. 

Segundo o documento a que a Economia & Mercado teve acesso, a encomenda é um passo no processo de renovação da linha férrea e na capacidade operacional para transportar cobalto e cobre da República Democrática do Congo (RDC) e da Zâmbia, bem como mercadorias do Lobito para a RDC. 

“A encomenda de novos vagões faz parte do investimento anunciado aquando da assinatura da concessão por 30 anos, em Novembro de 2022”, menciona a nota.

O consórcio informa também que os vagões estão a ser fabricados em “aço de alta resistência para aumentar a durabilidade e reduzir o peso de cada um, o que permitirá o transporte de cargas mais elevadas”. 

O projecto de exploração e gestão do LAR, que se estende ao longo de quase 1.300 quilómetros, entre o Porto do Lobito e Luau (Leste do País), representa um investimento de mais de 500 milhões de dólares durante o período de concessão, o que inclui a renovação das secções da linha ferroviária e das infra-estruturas associadas, além da aquisição de vagões e locomotivas respectivamente. 

Citado no comunicado, o director-executivo da LAR, Francisco Franca, afirmou que os novos vagões são compatíveis com o material circulante existente na região da SADC. 

“Foram fabricados tendo em conta as condições locais do caminho-de-ferro e para assegurar o transporte sem problemas de minerais críticos e outros materiais, tanto para o tráfego nacional como internacional”, garantiu. 

Para o efeito, informou, uma equipa da LAR visitou, recentemente, as instalações da empresa fabricante (Galison Manufacturing) para acompanhar o início da produção dos protótipos dos vagões que começarão a ser entregues ainda este ano.

Desde Janeiro de 2024 que a Lobito Atlantic Railway explora, gere e mantém a linha férrea que liga o Porto do Lobito e Luau (no Leste), e a rede ferroviária gerida pela Sociedade Nacional dos Caminhos-de-Ferro do Congo (SNCC), na República Democrática do Congo, até ao coração do Copperbelt, na Zâmbia.